Como Criar um Site Médico?

Você já deve ter ouvido piadas sobre sites feitos por sobrinhos, filhos do vizinho e por aí vai... rs! Essa é uma ideia comum para muita gente quando surge a necessidade de criar seu primeiro site, pois o que geralmente vem à cabeça nesse momento é fazer o site com algum conhecido que tenha habilidades em tecnologia ou design, que possa criar um site bonito e, preferencialmente, cobre o mínimo possível por esse serviço. Você já pensou assim alguma vez, certo? Quem nunca!

De fato é preciso conhecer tecnologia e design para criar um site médico, mas o que o médico que está dando seus primeiros passos na web geralmente desconhece é que essa é apenas a pontinha do iceberg, e isso por si só não garante que o site vai trazer o retorno esperado.

Antes de entender o porquê, vamos falar sobre o que é um site médico de sucesso?

Podemos entender que um site alcançou o sucesso quando os objetivos definidos antes de sua criação atingiram os resultados esperados. Na área da saúde, os principais objetivos de sites médicos são:

  • divulgar serviços médicos;
  • aumentar a captação de pacientes;
  • fornecer dados de localização e rotas para o consultório;
  • fornecer canais de contato;
  • prover um canal para agendamento on-line de consultas e procedimentos médicos;
  • trabalhar o branding, ou seja, o posicionamento da marca na web (transmitir segurança, qualidade em atendimento, profissionalismo etc.)
     

Em resumo, podemos dizer que os médicos esperam ser encontrados na internet pelo maior número possível de pacientes que precisem dos seus serviços, e que os pacientes possam se sentir confiantes em realizar a sua contratação da forma mais prática possível.

Voltando à nossa pergunta anterior sobre sucesso, fazer um site médico visando apenas ter um site bonito e estar on-line, não garantirá que a construção do site esteja alinhada com seus objetivos.

Para isso é necessário adotar uma estratégia de marketing digital e saber que a criação de sites profissionais requer uma abordagem multidisciplinar, abrangendo conhecimentos diferentes como design, usabilidade, responsividade, performance, produção de conteúdo textual, fotos e vídeos de qualidade, otimização SEO, boas práticas em programação, infraestrutura técnica com performance, etc.

Para os profissionais da saúde que estão se perguntando como montar um site médico, nem sempre esses são assuntos familiares. Por isso, nesse post vamos trazer umchecklistcom 10 itens principais que você não pode deixar de considerar ao construir seu site. Vamos lá?
 

1. Estratégia de Marketing Digital

Estratégia é um conjunto de ações planejadas para alcançar determinados objetivos.

O primeiro passo então é saber quais são seus objetivos com o site. Eles serão fundamentais para definir quais são as funcionalidades e conteúdos ideais para o site.

Por exemplo, se um médico deseja divulgar seus serviços, é importante definir quais serviços são esses e que tipo de informações precisará prover sobre cada um deles para atrair e satisfazer as expectativas de "potenciais" pacientes.

cria??o site medico

Se um médico deseja facilitar o agendamento on-line, é preciso saber se o site precisará ser integrado com algum sistema de agenda que já seja usado no consultório, ou se ela será criada como uma funcionalidade do site. Também seria possível que o paciente envie o pedido de agendamento através do site e a secretária o receba por e-mail finalizando o atendimento de forma personalizada, independentemente de um sistema de agendamento. Com esse exemplo é possível compreender que o site pode (e deve) ser projetado de forma alinhada com as práticas já adotadas no consultório médico, visando facilitar a sua rotina de atendimento.

A importância do público

É fundamental conhecer o perfil do seu público, os pacientes, e saber como eles costumam buscar pelos seus serviços na internet. Esse conhecimento vai nortear o modo como os textos devem ser produzidos, desde o seu tom verbal até a escolha de termos são mais favoráveis para a compreensão. Por exemplo, se os seus pacientes têm um perfil leigo e informal, seria uma má ideia trazer nos textos do site palavras muito técnicas, que apenas especialistas conhecem, certo?

Além disso, é importante definir quais são os valores que se espera comunicar para o público, sem perder de vista os objetivos do site. Exemplos de valores seriam: "segurança", "acolhimento", "precisão", etc. Valores podem ser comunicados ao público através do conteúdo e design.
 

2. Design de Site Médico

A palavra design é associada imediatamente pela maioria das pessoas à estética ou à parte visual do site. Isso é verdade, mas é importante saber que o design vai bem além disso. O design de um site contempla também a arquitetura da informação, usabilidade e responsividade. Vamos entender melhor cada um deles?

Estética do Site

"Estética", "design", "layout" e "arte" são todos termos usados para descrever o conjunto de características visuais de um site como: suas cores, famílias tipográficas (fontes), formas, texturas, ícones, padrões etc.

Médicos que já possuem marca

Antes de fazer a criação do site médico, o webdesigner deve verificar se existem diretrizes de identidade visual pré-existentes. Caso o médico já possua uma marca (logotipo e/oubrandbook), o recomendável é seguir essas diretrizes mantendo-se a consistência visual da marca na web.

Qual será omooddo site?

Durante a etapa do design de site médico também é importante levar em conta o perfil do público-alvo para criar omood, ou seja, a atmosfera visual mais favorável para atingir os objetivos esperados e tornar o site aprazível para os visitantes. É importante ter cuidado para não confundir o seu gosto pessoal com as características visuais mais favoráveis ao segmento de saúde pretendido. Um bom webdesigner vai saber direcionar adequadamente o projeto visual para não incorrer nesse erro, que é muito comum para médicos que estão criando seu site por conta própria.

Além de um design atraente para o seu público, os valores definidos na etapa da estratégia também podem ser comunicados de forma subjetiva através do design. Por exemplo, se um médico deseja transmitir "segurança", para induzir essa percepção nos visitantes uma cor favorável seria o azul escuro (segundo estudos da Psicologia das Cores). Cores podem estimular sensações e induzir a determinadas ações, o ideal é combiná-las de forma consciente mantendo uma boa harmonização cromática.

design de site medico

Boa legibilidade

Cuidar para que os textos tenham boa legibilidade é garantir que eles possam ser lidos confortavelmente pelo público. Para isso o webdesigner ou a agência de site médico deve considerar a escolha de uma fonte apropriada para telas digitais, configurar um tamanho confortável para leitura e bom contraste entre texto e cor de fundo.

Vamos considerar o público novamente? Imagine que o projeto se trata de um site para ginecologista que atende mulheres jovens. Esse público não teria dificuldade em ler textos pequenos, no entanto se esse mesmo ginecologista atendesse mulheres na menopausa, é sabido que existe uma tendência natural à redução da visão para essa faixa etária e, com isso, seria necessária uma maior preocupação com acessibilidade e a adoção de tamanhos de fonte maiores.
 

3. Arquitetura de Informação

A arquitetura da informação trata da organização dos conteúdos em seções, páginas e sua diagramaçãoin-page(dentro de cada página do site), prática que chamamos dewireframing. Nessa etapa, além da distribuição dos textos, imagens e demais elementos que constituirão as páginas, serão projetadas as interações e fluxos de navegação dos usuários do site, sempre tendo em vista os objetivos que foram definidos na etapa da estratégia.

como fazer um site medico

Para exemplificar, imagine um site para ginecologista que queira divulgar serviços relativos a anticoncepcionais. O arquiteto de informação vai projetar qual a melhor forma de dispor o conteúdo sobre esse assunto no site para alcançar os objetivos de divulgação do serviço e agendamento de consultas.

Na sua concepção, seria melhor colocar esse conteúdo em uma única página de serviços ou desmembrá-lo em páginas por tipos de anticoncepcionais (pílula, DIU, implante etc.)? Seria interessante criar chamadas de destaque para anticoncepcionais na homepage (página inicial) do site? Você incluiria um link no menu principal do site para acessar esse conteúdo? Quais as áreas mais favoráveis para incluir os botões "CTA" (call to action), que são os gatilhos para favorecer a interação visando o agendamento de consultas? Esses são exemplos de algumas das perguntas que o arquiteto de informação busca responder.

4. Usabilidade

A usabilidade é um termo que está relacionado à arquitetura de informação. Para Jakob Nielsen, que é considerado um dos principais teóricos do campo de design de interfaces digitais:

Usabilidade é atributo de qualidade para avaliar a facilidade de uso de uma interface.

–Jakob Nielsen

Por que isso é importante? Um site pode parecer muito fácil de usar para o médico ou designer que o projetou, mas isso não quer dizer que será fácil para os pacientes que vão utilizar.

É essencial projetar sites com navegação intuitiva, para que os pacientes tenham facilidade em encontrar as informações necessárias e realizar tarefas com eficiência.

Existem técnicas especiais para avaliar a usabilidade de sites, tais como Análise Heurística e Testes de Usabilidade com Usuários. Também é possível compreender como está a usabilidade de um site através da análise de suas métricas (falaremos dela no item "Análise de Métricas" abaixo), observando se há algum ponto em que as pessoas abandonam o site. Abandono é um forte indício de que a usabilidade requer atenção.
 

5. Responsividade

Responsividade na web quer dizer que o site deve "ser responsivo" ao dispositivo que o paciente está usando para acessá-lo. Na prática isso significa como o site deve se ajustar a tamanhos de tela diferentes comodesktop(telas grandes),tablet(telas intermediárias) esmartphone(telas pequenas).

Em um site médico com design responsivo o layout se transforma para que o uso seja confortável mesmo em telas menores, sem a necessidade de ter que dar zoom para ler os textos ou fazer rolagem horizontal da tela, além de ter suporte a recursostouch screen. É muito importante cuidar para que as áreas sensíveis ao clique de links e botões tenham o tamanho correto na versão mobile, para garantir que ao clicar sobre eles o paciente consiga interagir da forma correta com o site.

Atualmente no Brasil, mais de 50% dos usuários acessam a internet por meio de smartphones. O próprio Google prioriza nos resultados de pesquisa do seu buscador os sites que foram bem projetados para uso no celular. Isso quer dizer que a experiência do usuário na versão mobile de um site é algo que deve ser considerado e está em alta!  

site medico responsivo

6. Produção de Conteúdo para Site Médico

Oferecer conteúdo de qualidade é fundamental para ganhar a confiança dos pacientes.

O conteúdo passa pela a produção de textos claros, objetivos e com uma linguagem adequada ao perfil do público-alvo. Contempla também a produção de fotos de qualidade do médico e do seu consultório. Pacientes querem ver por quem e onde serão atendidos antes de agendarem uma consulta, não é mesmo?

Vídeos são uma tendência que veio para ficar! Lançar mão do uso de vídeos para complementar o conteúdo de páginas de serviços é uma ótima escolha para tornar o site mais dinâmico e interessante, afinal, muita gente prefere assistir vídeos comparativamente à leitura.
 

7. Otimização SEO para Site Médico

A Otimização de Sites para Buscadores, também conhecida como SEO (dosearch engine optimization) é algo tão importante quanto todos os recursos que falamos anteriormente. Afinal, de nada adianta ter feito o planejamento, ter um design perfeito, boa usabilidade e conteúdo de qualidade se nenhum paciente sabe que o seu site médico existe.

A Otimização SEO para Sites Médicos é um conjunto de mais de 200 técnicas que, quando aplicadas corretamente, vão melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos (não pagos) das pesquisas em buscadores como o Google, Bing etc.

Pesquisas indicam que nas principais verticais de saúde, mais de 60% dos pacientes fazem pesquisa em buscadores antes de agendar uma consulta (fonte: LSA) e 9 em cada 10 pacientes no Brasil, utilizam preferencialmente o Google (fonte: Gs.statcounter). Olhando para essas estatísticas fica fácil de entender por que estar presente nas primeiras posições de pesquisa do Google é tão importante, certo? Podemos dizer que essa é uma forma natural de divulgar seu site para um número enorme de pacientes.

Como fazer a Otimização SEO de um site?

Esse é um tema tão vasto que precisaríamos de mais alguns posts dedicados exclusivamente a ele, mas em resumo podemos elencar as principais ações de SEO como:

  • Pesquisa de palavras-chave relevantes: compreender como o seu público pesquisaria pelos seus serviços na web;
  • Pesquisa de volumes de palavras-chave: mapear quais termos tem maiores volumes de busca e são mais promissores para atrair mais pacientes;
  • Definir a estratégia de uso de palavras-chave: como elas serão distribuídas e priorizadas nas páginas do site;
  • Produzir os textos do site com a aplicação das palavras-chave: existem técnicas corretas de fazer essa aplicação ao escrever um texto;
  • Embutir as palavras-chave no código-fonte do site: no nível da programação existe uma série de comandos que podem ser criados para potencializar a indexação de palavras-chave;
  • Configuração de arquivos tipo Robots.txt e Sitemap.xml: eles garantirão que os robôs dos buscadores (spiders) visitem o seu site com a frequência certa e indexem páginas novas com mais eficiência;
  • Instalação de Certificado de Segurança SSL: ele vai prover um ambiente seguro à navegação dos pacientes e simultaneamente subir o posicionamento do site nos buscadores;
  • Cadastrar o site em buscadores.

 

Uma forma de verificar se o seu site está bem otimizado é fazer a análise do Google PageSpeed Insights. Basta digitar a URL do seu site e o Google verificará quais itens podem ser melhorados. O ideal é que, tanto para Mobile como para Desktop, o seu site esteja sinalizado em verde, atendendo acima de 90% das recomendações.

como construir site medico profissional

Se você já tem um site, mas ele não aparece nos resultados de pesquisa do Google, fale com a gente! Temos um serviço exclusivo de Consultoria SEO para Sites Médicos.
 

8. Performance do Site

O rápido carregamento de um site médico é algo muito importante porque se as páginas demorarem para carregar, a chance de o paciente fechar o navegador e ir para o site do concorrente é enorme.

como construir site medico

O ideal é que as páginas do site não demorem mais do que 3 segundos para carregar completamente seu conteúdo. Para isso também existem técnicas especiais de programação, compressão de arquivos de mídia como fotos e vídeos, além de configurações do servidor de hospedagem (mais informações no item "Estrutura Técnica" abaixo) para garantir maior velocidade de carregamento do site.
 

9. Análise de Métricas

Não há como saber se o website médico teve sucesso, se não for possível mensurar o seu tráfego. Para isso existem ferramentas como o Google Analytics e o Microsoft Clarity que podem ser integradas ao site para monitorar as visitas.

como criar um site medico

Os objetivos definidos no planejamento estratégico do site podem ser mensurados de forma muito clara, visualizando quantas pessoas acessam, onde clicam, quantas ligações, mensagens e agendamentos são gerados on-line, permitindo o acompanhamento em tempo real e facilitando que as decisões futuras possam ser tomadas de forma assertiva.
 

10. Estrutura Técnica

Após a construção do site médico, será necessário contratar um domínio e um provedor de hospedagem para fazer a sua publicação.

O domínio é o endereço do site na web, nosso domínio por exemplo é: doctorapp.com.br. Sempre recomendamos aos nossos clientes contratar seu domínio direto na fonte, isto é, sem intermediadores, pois assim fica mais fácil de gerenciar as configurações necessárias e fica garantido que o domínio está registrado em titularidade do médico ou sua empresa.

Para domínios no Brasil (com a terminação .com.br) o site oficial para fazer o registro é o https://registro.br.

Por fim, agora que você já tem um endereço, é preciso contratar um provedor de hospedagem para ter um servidor web, isto é, um ambiente dedicado onde os arquivos do site estarão hospedados e disponíveis para acesso público na internet. No serviço de hospedagem está incluso também o servidor de e-mails, que permitirá criar contas de e-mail profissionais com o seu domínio, como por exemplo: contato@doctorapp.com.br.

Se você precisa de hospedagem e e-mails profissionais fale com a nossa equipe! Temos um serviço exclusivo de Hospedagem de Sites Médicos.


Estamos chegando ao fim desse post! Esperamos que tenha gostado, ampliado seu entendimento sobre como criar um site médico que dê resultados.

Em caso de dúvidas ou se precisar de apoio na criação do seu site médico, entre em contato com nossos especialistas em marketing para saúde.

Até o próximo post!

Postado por DoctorApp

DoctorApp® é uma agência de marketing digital especializada em publicidade médica para profissionais da saúde e clínicas.

2 comentários

marketing médico
Marcos de Paula
05 Abril 2022

Olá, gostaria de saber quanto custa para criar um site médico profissional, podem me passar o preço?

marketing médico
DoctorApp
06 Abril 2022

Olá Marcos, obrigada pela consulta. Nossos especialistas entrarão em contato diretamente com você para compreender qual tipo de site atenderá melhor. Até breve!

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